27 de outubro de 2021

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Sem categoria

Volvo começa a produzir novos caminhões FH, FM e FMX no Brasil

Na última segunda-feira, 25 de outubro, começou a produção da nova linha de caminhões pesados Volvo na fábrica de Curitiba (PR). A unidade industrial da marca no Brasil aprimorou seus conceitos de Indústria 4.0, com avanços na digitalização dos processos produtivos, robótica, uso intenso de tecnologias de dados, além de simulação e realidade virtual para desenvolvimento dos processos e das pessoas.

O complexo fabril da Volvo em Curitiba reúne três fábricas distintas: de motores e transmissões, de cabines e a linha de montagem dos veículos. Todas trabalham de forma sincronizada, de maneira que no ingresso de um novo pedido de produção cada chassi é identificado por sistemas inteligentes que monitoram o trabalho dos vários pontos de manufatura da fábrica.

“Em Curitiba, reunimos a fabricação de veículos numa única unidade, o que traz ganhos em processos e qualidade. Toda a fábrica se preparou para mais uma vez antecipar as tendências do segmento de veículos de transporte de carga. Estamos muito felizes com o resultado”, destaca Cyro Martins, vice-presidente de manufatura da Volvo.

A fábrica brasileira há muito tempo já conta com processos automatizados e qualidade de produção que a distingue até mesmo dentro do Grupo Volvo. A convivência com drones responsáveis pelo inventário de peças no estoque, estações de produção digitalizadas, análise e simulação virtual de produtos e processos, ou mesmo a movimentação autônoma de materiais para o abastecimento da linha por AGVs (automated guided vehicles) – pequenos veículos autoguiados que trafegam pela fábrica sem a interferência humana –  há muito fazem parte da rotina fabril.