Trator anfíbio da Komatsu pode “reemergir” em breve
Entre os anos 1970 e 1990, uma empresa japonesa, a Asunaro Aoki, adaptou tratores D155W da Komatsu com controle remoto para operação aquática. Não por menos, os equipamentos foram apelidados de tratores anfíbios, e parte deles ainda opera na reconstrução de áreas japonesas devastadas pelo terremoto e tsunami de 2011. Agora, a novidade é que essa engenharia pode voltar à cena de modo muito mais sofisticada, talvez com modelos comerciais já em 2025.
A informação foi divulgada pelo site internacional Equipment World, onde, inclusive, é possível ver um vídeo do trator anfíbio operando.
Novo trator anfíbio será digitalizado
A Asunaro Aoki e a Komatsu trabalham no desenvolvimento de novos robôs subaquáticos elétricos, que podem operar em profundidades de até 160 pés. O trator anfíbio antigo, chegava apenas a 23 pés de profundidade. A ideia, segundo a reportagem internacional, é que a novidade seja apresentada na feira de Osaka, em 2025.
A apresentação deve se concentrar em uma operação “ultra-remota”, ou seja, feita a partir de um escritório, distante a quilômetros da máquina. A expectativa é que esses equipamentos subaquáticos sejam guiados com ajuda de inteligência artificial, combinando ainda soluções 3D e big data, que juntariam dados meteorológicos e históricos do setor da construção civil.
Para a Komatsu e a Asunaro Aoki, houve, nos últimos anos, uma necessidade crescente de trabalhos de construção subaquática, principalmente em função de desastes naturais.