Tracbel agrega mais tecnologia à operação de manutenção em Sumaré (SP)
A empresa ativou o Uptime Center, centro que agrega tecnologias de conectividade para ampliar as atividades de manutenção. Baseado em Sumaré, interior de São Paulo, a operação permite várias atividades de monitoramento e ação remotos, além de acionamento de profissionais de manutenção, de acordo com localização e disponibilidade.
O serviço está sendo iniciado com equipamentos da marca Volvo (escavadeiras, carregadeiras e caminhões articulados) e da Tigercat (máquinas florestais). Segundo a Tracbel, o centro absorverá, gradativamente, as máquinas das demais marcas representadas.
A metodologia aplicada no Uptime Center recolhe dados rotineiros de telemetria, como localização e horímetro, mas dá alguns passos a mais, ao também reunir e tratar informações de componentes vitais do equipamento, incluindo motor, transmissão e eixos.
Leia também:
– Auxter destaca versatilidade dos equipamentos da Develon
Remotamente, os especialistas do centro monitoram o parque de máquinas distribuído por todo o território brasileiro, realizando uma avaliação dos dados enviados. Eles conseguem, por exemplo, saber se uma escavadeira está com a revisão atrasada ou se o processo está prestes a ser feito.
Variedade do Uptime Center, da Tracbel
Outro exemplo de detalhe apurado no Uptime Center é a verificação remota de características importantes. O processo envolve desde o alerta de falta de tensão na bateria de uma carregadeira até a indicação do nível de temperatura do óleo do motor de um caminhão articulado, observando se ele está acima do recomendado, entre muitas outras situações.
Em caso de eventuais falhas, boa parte dos diagnósticos também é feita remotamente. Caso seja necessário, um técnico é enviado para o local onde está o equipamento já munido de ferramental e de todas as informações disponíveis. Isso é possível porque estrutura do Uptime Center integra todas as informações na tela dos analistas. Os profissionais do centro conseguem analisar remotamente a situação das frotas, incluindo localização das máquinas, mecânicos mais próximos e disponibilidade deles, entre outros dados.
Leia também:
– Brasif expõe expectativas positivas em Jundiaí
O novo sistema também melhora o agendamento e planejamento dos serviços da frota, além de aumentar a disponibilidade do equipamento, ao evitar paradas não planejadas e gastos com manutenção corretiva.
“Estamos investindo na conectividade para garantir um atendimento ainda melhor aos clientes”, declara Cleber Carvalho, CEO da divisão de máquinas da Tracbel. Já Gustavo Takamatsu, diretor de Inovação, Tecnologia e Marketing da empresa, destaca o objetivo de proporcionar uma manutenção de alta qualidade que, adicionalmente colabora para aumentar a rentabilidade do negócio dos clientes.
“Estamos usando a tecnologia em favor do usuário. É mais uma solução que reforça nosso compromisso de fazer o atendimento rapidamente, mantendo os equipamentos trabalhando o maior tempo possível”, diz Marcelo Maehara, diretor de pós-venda da Tracbel.