24 de janeiro de 2025

|

Por: Apelmat

|

Tags: construção

|

Categorias: destaques, Social

Construtora Tenda amplia responsabilidade social com empregos a refugiados

A Construtora Tenda anunciou uma conquista significativa em sua trajetória de responsabilidade social: a meta de ter 10% de sua força de trabalho nos canteiros de obra composta por refugiados e migrantes foi alcançada em novembro de 2024, um ano antes do prazo proposto pela companhia no programa Refugiados em Obras, do Fórum Global sobre Refugiados. 

A Construtora Tenda divulgou que mais de 240 refugiados e migrantes integram a equipe da empresa atualmente, representando 11,4% da força de trabalho que atua tanto nos canteiros de obras quanto nas suas regionais. Segundo a companhia, esse índice foi alcançado com base em um programa proposto para o Fórum Global de Refugiados um ano antes do prazo estabelecido.

A meta prometida para início de 2026 era de integrar 10% de refugiados e migrantes no quadro de empregados. “Nosso programa está agora presente em 100% das regionais da empresa com projetos em andamento. Acreditamos que há potencial para crescer mais, impactando um número ainda maior de famílias que chegam ao Brasil sonhando em recomeçar as suas vidas”, diz Lucas Moura, gerente de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Tenda.

Além de empregos formais, o programa inclui ações de integração cultural, suporte social e celebrações temáticas para promover senso de pertencimento às pessoas. Essa abordagem, segundo a Tenda, já resultou na redução do turnover em 67% em comparação com outros colaboradores da empresa. “É um público bastante comprometido com o trabalho, impactando o ambiente e consequentemente os resultados”, reforça Moura.

Leia também:

Engenheiros de Aplicação, BIM e IoT estarão em alta em 2025

Agenda social da Tenda para refugiados

O gerente de comunicação e responsabilidade corporativa da Tenda diz ainda que o compromisso da construtora com essa agenda social não é apenas uma política corporativa, mas também um movimento para transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

No Fórum Global sobre Refugiados, a Tenda foi reconhecida como uma das empresas brasileiras que lideram iniciativas de impacto positivo na vida de pessoas em situação de refúgio.  

O programa Refugiados em Obras, criado pelo Fórum Global sobre Refugiados, existe desde 2021 com o objetivo de promover inclusão social e econômica para refugiados venezuelanos em situação de vulnerabilidade. Atualmente, ele atende a várias nacionalidades e, através do trabalho, oferece condições dignas para que as pessoas se tornem protagonistas de suas histórias e de suas comunidades. 

O programa também tem um processo seletivo diferente, com suporte para documentação e assistência social