7 de fevereiro de 2025

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Por: Apelmat

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Tags: infraestrutura

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Categorias: Obras

Tatuzão conclui processo de escavação de túneis da Linha 6-Laranja

As obras da Linha 6-Laranja, estimadas em R$ 19 bilhões, alcançaram 60% de conclusão e cumprem o cronograma previsto pelo governo de São Paulo. Desta forma, no final do segundo semestre de 2026 será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as Estações Brasilândia e Perdizes.

O restante da linha, entre as Estações Perdizes e São Joaquim, que interligam a Zona Norte ao Centro da Capital, deve ser entregue no final do segundo semestre de 2027. A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante.

Segundo Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, a Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura da América Latina atualmente e avança dentro do prazo. Com a conclusão da escavação dos túneis, foi iniciada a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens. 

A finalização trará ainda a operação assistida, um impacto real para a população: o tempo de viagem entre Brasilândia e São Joaquim cairá de 1h30 para apenas 23 minutos. 

Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros diariamente entre as Estações Brasilândia e São Joaquim. 

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidades (Linha Uni), em execução pela Acciona, com a geração de mais de 10 mil empregos.

Tatuzão da Linha 6-Laranja

Nomeada tuneladora Maria Leopoldina (ou Tatuzão Sul), o equipamento pesa 2 mil toneladas, com 109 metros de comprimento e diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Ao todo, ela percorreu cerca de 8,9 km desde o VSE Tietê até alcançar a Estação São Joaquim. O equipamento bateu recorde de escavação em outubro de 2024, quando escavou 41,3 metros em 24 horas.