11 de setembro de 2023

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Por: Apelmat

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Tags: obras

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Categorias: Obras

Obras do novo PAC em São Paulo são orçadas em R$ 30 bilhões

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem R$ 30 bilhões previstos para ser empregados em obras de rodovias e ferrovias de São Paulo, o que seria 10,7% do total sinalizado para esses dois segmentos de infraestrutura em todo o Brasil. De acordo com reportagem da revista Veja, a maior parte dos empreendimentos será no formato de Parcerias Público Privadas (PPPs)

O maior projeto será o do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, com R$ 12,5 bilhões estimados para a interligação. Aliás, as ferrovias devem consumir R$ 23 bilhões do total anunciado de R$ 30 bilhões nos segmentos.

Ferrovias do novo PAC em São Paulo

Na área de ferrovias, estão previstos aportes na concessão da Malha Paulista e investimentos da concessão da Malha Oeste (SP/MS), Malha Norte (SP/MT) e da Malha Sudeste (MG/RJ/SP). Também estão incluídos os estudos de novas concessões da malha Sul (SP/PR/SC/RS) e de novas concessões da Malha Oeste (MS-SP). 

O esperado Trem Intercidades poderá ter o leilão, previsto para este ano, estendido para 2024. A ampliação do prazo foi ventilada pelo governador Tarcísio de Freitas e seria um pedido de grupos privados interessados no projeto. 

De acordo com a CNN, três consórcios de empresas brasileiras e multinacionais estrangeiras estariam se articulando para disputar o empreendimento, oficialmente chamado de TIC. Além do volume de investimento, o projeto pode marcar a retomada de obras de transporte ferroviário de passageiros no país. 

O TIC é uma parceria público-privada estruturada pelo governo paulista. Da parte pública estadual, os investimentos podem somar US$ 700 milhões e serão aportados a partir de um empréstimo junto a dois bancos – Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

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Já a lista de projetos de rodovias contempla investimentos da concessão da BR-153/SP (divisa MG/SP – divisa SP/PR); investimentos da concessão da BR-116/SP/PR (São Paulo/SP – Curitiba/PR) e investimentos na concessão da BR-116/101/SP/RJ (Rio – Ubatuba).