27 de setembro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: obras

|

Categorias: Obras

Obras de gás de Cravinhos a São Simão recebe R$ 34 milhões

Uma canalização de 34 km vai interligar municípios de Cravinhos e São Simão, no interior de São Paulo. A obra envolve investimentos de R$ 34 milhões e deve ser finalizada até abril de 2024. O projeto da Necta, companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado no noroeste do estado, foi aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e prevê tubulações de aço de 6”, no traçado, além de trechos que somam 5 km em PEAD. 

A obra é uma extensão da rede da Necta, que está presente em 42 municípios. Desde o início de suas operações, a concessionária já construiu aproximadamente 1.300 quilômetros de rede de distribuição e conta atualmente com cerca de 45 mil clientes. 

Obras de gás do Projeto São Simão

De acordo com a empresa, o chamado Projeto São Simão representa um importante vetor de desenvolvimento regional e deve aumentar a competividade das indústrias a partir da disponibilidade de uma nova fonte de energia. O gás natural tem fornecimento contínuo e mais seguro, uma vez que não necessita de estoque de combustível, aumentando a segurança e liberando espaços que podem ser melhores aproveitados. 

O gás canalizado é versátil e pode substituir com eficiência e muitas vantagens qualquer fonte de energia. O combustível atende inúmeros setores, como industrial, comercial e residencial, em diversas aplicações como aquecedores, caldeiras, fornos, estufas, geradores, turbinas, entre outras. É possível utilizá-lo também em empilhadeiras e em frotas dos veículos, leves ou pesados, com o Gás Natural Veicular (GNV).

Ao ser utilizado no setor industrial, por exemplo, o gás natural colabora para o aumento da competividade das empresas que, com o seu uso, alcançam ganhos econômicos e ambientais significativos, consequentemente gerando mais empregos, investimentos e qualidade de vida, atraindo ainda outras companhias para o município.

Em relação à segurança, vale ressaltar que o gás natural se dissipa facilmente na atmosfera em caso de vazamento. Outro fator importante é a instalação do sistema de odorização, responsável em inserir o odorante (“cheiro”) no gás natural. Ainda em segurança, a empresa instala sinalização aérea por meio de marcos de concreto, informando que no local há tubulação de gás e o telefone de emergência da Necta para caso de necessidade.

Os marcos são localizados ao longo de todo o trajeto da tubulação, com uma distância máxima de 300 metros um do outro, e também nas mudanças de direção, nas travessias e cruzamentos. Válvulas de bloqueio do fluxo de gás também são instaladas sistematicamente ao longo da tubulação para facilitar a operação do sistema e acionamento em caso de emergência. Já a operação do Sistema de Distribuição do gás natural é monitorada em tempo integral através de uma inovadora tecnologia de telemetria.