Apelmat participa de reunião da ANALOC para formação de conselho


Desafio é encurtar as distâncias entre empresas e associações

Jessica Marques

A Apelmat participou de uma reunião da ANALOC (Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas) na última quinta-feira, 8 de novembro de 2018.

O encontro entre as associações teve como objetivo a formação de um conselho que seja consultivo e atuante. O grande desafio é encurtar as distâncias entre as empresas e as próprias associações.

Conforme foi apresentado durante a reunião, o mercado de locação é uma opção mais segura para os empresários do setor. A expectativa para 2019 é de um novo ciclo e ambas as associações buscam por um crescimento global organizado.

A ABRASFE – Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso está entre as participantes, com 26 associados. Neste caso, optaram por um número reduzido de membros que detêm cerca de 80% do mercado, porém promovem a inclusão das empresas do setor através de eventos organizados pela associação.

O Sisloc, software de gestão que auxilia no gerenciamento das empresas de locação, também integra os participantes.

Durante a reunião, o presidente da ANALOC, Reynaldo Fraiha Nunes, afirmou que o setor de locação está com menos de 50% de produtividade referente à capacidade do setor e que, ainda assim, representa 20% do PIB (Produto Interno Bruto) no mercado global.

Atualmente, existem cerca de 13.601 empresas de locação no Brasil sendo em sua maioria Microempresas (11.3649).

“O desafio é encurtar as distâncias entre empresas e associações e apresentar aos empresários os benefícios de estar associado ao órgão local e nacional. Os locadores são muito focados na operação e pouco na gestão dos negócios. É preciso enxergar no associativismo uma oportunidade de crescimento do empresário”, disse Nunes.

Por sua vez, a SISLOC aponta que 95% das empresas não sabem fazer o cálculo do custo da locação e não tem conceito de gestão.

Para solucionar parte dos desafios, segundo o que foi discutido na reunião, o conhecimento tributário é fundamental para reduzir as despesas das empresas. Por sua vez, treinamentos online permitem expansão do conhecimento.

Quanto à proximidade e a importância das associações, é preciso levar em consideração que São Paulo detém cerca de 30% das empresas de locação. A concentração geográfica favorece a ligação entre as companhias.

Na visão do presidente da Apelmat, Flávio Figueiredo Filho, essa proximidade é fundamental para o setor.

"A aproximação com a indústria é fundamental para a estruturação do setor no Brasil. No mundo civilizado somos vistos como matutos no setor", disse.

O diretor da Apelmat, Maurício Briard, ressaltou que o papel da Analoc deve ser objetivo em agregar mais associados e prestar mais serviços aos mesmos.

Mais da Apelmat
VEM AÍ... SOTREQ EXPO 2019
VEM AÍ... SOTREQ EXPO 2019

Caro Associado,  A  SOTREQ disponibilizará um ônibus para levar os associados...

EVENTO AUTOMEC JCB
EVENTO AUTOMEC JCB

EMPRESA INTERESSADA EM ADQUIRIR RETRO 4 X 4.
EMPRESA INTERESSADA EM ADQUIRIR RETRO 4 X 4.

A EMPRESA CONSTRULOCMAC, TEM INTERESSE EM COMPRAR 1 RETRO 4 X 4 CATERPILLAR CABINADA. CONTATO: SR....