Confiança da construção tem alta após fim do período eleitoral

 

ICST aumentou 1,5 ponto, chegando a 81,8 em outubro

A confiança da construção no Brasil teve novo avanço em outubro, com o fim do período eleitoral e expectativas de demanda para os próximos meses. A informação foi divulgada Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Construção (ICST) teve alta de 1,5 ponto e foi para 81,8 pontos em outubro, no segundo mês seguido de alta.

“O distanciamento dos dias conturbados de maio (com a greve dos caminhoneiros) e a proximidade de mudança no cenário político parecem estar contribuindo para a recuperação da confiança do empresário da construção. Houve uma redução do pessimismo em grande parte dos segmentos setoriais, associada às expectativas de demanda para os próximos meses”, explicou a coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, Ana Maria Castelo, em nota.

Em outubro, o resultado partiu tanto da melhora da situação atual quanto das expectativas para os próximos meses.

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) avançou 0,6 ponto, para 73 pontos, maior nível desde junho de 2015. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 2,3 pontos, para 91 pontos, voltando ao nível de julho deste ano.

Também em nota, Ana Maria explicou que as carteiras de contratos das empresas aumentaram, voltando ao patamar de 2015, e deve sustentar a melhora da atividade nos próximos meses.

No final de maio a greve dos caminhoneiros prejudicou o abastecimento de combustível e alimentos e afetou a atividade econômica, bem como a confiança de agentes econômicos, empresários e consumidores.

Em nota, a FGV disse ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M) acelerou a alta no mês a 0,33 por cento, ante avanço de 0,17 por cento em setembro.

Mais da Apelmat
Automec recebe prêmio em conferência global da JCB
Automec recebe prêmio em conferência global da JCB

Distribuidor oficial da JCB em São Paulo, o grupo Automec recebeu o Prêmio Transformação...

Veículos conectados são novidades da Fenatran 2019
Veículos conectados são novidades da Fenatran 2019

Os fabricantes de caminhões estão empenhados e mostrar um portfólio de veículos...

Confira a Convenção Coletiva de Trabalho 2018-2019, do Selemat e do SEAAC Grande ABC
Confira a Convenção Coletiva de Trabalho 2018-2019, do Selemat e do SEAAC Grande ABC

Clique Aqui e confira o resultado da Convenção Coletiva de Trabalho 2018 - 2019, do SELEMAT...