Exportações de máquinas para terraplanagem crescem 22,9%

Vendas de produtos manufaturados para o exterior têm sido beneficiadas pela alta do dólar

Jessica Marques

As exportações de máquinas para terraplanagem cresceram 22,9% nos nove primeiros meses de 2018, comparados ao mesmo período de 2017. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

As vendas de produtos manufaturados para o exterior têm sido beneficiadas pela alta do dólar, segundo o MDIC. A moeda subiu 21,9% de janeiro a setembro. Com isso, o câmbio tornou mais competitivas as vendas de produtos industrializados,

O bom desempenho das exportações de produtos manufaturados neste ano, porém, concentra-se em outros itens. As plataformas para extração de petróleo tiveram alta de 353% nas vendas, segundo dados do Ministério, sendo as máquinas mais vendidas para fora do país.

Em seguida, estão partes de motores e turbinas para aeronaves (101,2%), óleos combustíveis (70,2%), motores para veículos e partes (24,7%) e, por fim, as máquinas para terraplanagem (22,9%).

Apesar do aumento, a proporção de exportação dos manufaturados no total de produtos brasileiros vendidos para o exterior caiu. A fatia diminuiu de 36% nos nove primeiros meses de 2017 para 35,2% no mesmo período de 2018.

Mais da Apelmat
Festa da APELMAT foi marcada por confraternização e otimismo
Festa da APELMAT foi marcada por confraternização e otimismo

Evento encerra em grande estilo a agenda de atividades do setor de equipamentos, que teve um ritmo bastante...

A REPRESENTAÇÃO SINDICAL E SEU CUSTEIO
A REPRESENTAÇÃO SINDICAL E SEU CUSTEIO

I - O SISTEMA SINDICAL BRASILEIRO “´É, MAS NÃO É” O sistema...

HORA DE PENSAR NA MANUTENÇÃO!
HORA DE PENSAR NA MANUTENÇÃO!

Planejar a manutenção preventiva da frota é um caminho para se evitar gastos...