28 de julho de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: Mercado

Mercado de equipamentos tem perspectivas sustentáveis para os próximos anos

O mercado de equipamentos no Brasil apresenta perspectivas positivas para os próximos anos, apesar das incertezas a curto prazo. Os setores de agronegócio, locação e construção são os principais impulsionadores desse crescimento.

De acordo com a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a venda de equipamentos de linha amarela deve atingir 34.590 máquinas neste ano, em comparação com as 39.999 de 2022. A possível retração (14%) em 2023 leva em consideração o cenário macro de incertezas em relação à atual gestão federal e às condições gerais da economia.

Rolos compactadores são destaque

No entanto, alguns setores apresentam um bom desempenho. Os rolos compactadores devem ter um aumento de 116% nas vendas, impulsionados pelo mercado de pavimentação. Os caminhões fora de estrada também encerram o ano positivamente, com um crescimento de 11%, devido à renovação da frota do setor de mineração.

As retroescavadeiras (8% de crescimento) e os tratores de esteira (3%) também têm um bom desempenho, provavelmente impulsionados pelo setor agro.

Para 2024, as previsões indicam um aumento de 4% no mercado de equipamentos de linha amarela, com destaque para as minicarregadeiras (32%) e os caminhões fora de estrada (29%). Fora da linha amarela, todos os subsegmentos devem se recuperar em 2024, com um aumento geral de 7% nas vendas.

Leia também:

 

Investimentos em infraestrutura devem crescer 11% em 2023

 

O setor de agronegócio continua sendo um dos principais impulsionadores do mercado de equipamentos, devido à alta demanda por máquinas e equipamentos agrícolas. O setor de locação de equipamentos também apresenta boas perspectivas de crescimento, devido aos custos e à flexibilidade. A construção civil também pode impulsionar o mercado, com os planos de investimento em infraestrutura do governo federal.

De modo geral, o mercado de equipamentos no Brasil apresenta perspectivas positivas de crescimento sustentável nos próximos anos, impulsionado pelos setores de agronegócio, locação e construção. No entanto, é importante estar atento aos fatores de risco e às condições macroeconômicas que podem impactar o mercado.