Locação para indústria é nova oportunidade de mercado
O setor de máquinas e equipamentos nacional, um dos pilares da indústria, representa cerca de 60% do consumo aparente de máquinas do país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). No entanto, no ano passado, o setor enfrentou desafios significativos, especialmente relacionados às altas taxas de juros.
Para superar esses desafios e minimizar os impactos financeiros, novas oportunidades de negócio estão surgindo, garantindo a continuidade do trabalho industrial. Uma das alternativas mais promissoras é a locação de maquinário, uma opção para empresas que querem modernizar sua produção sem grandes investimentos iniciais.
Leia também:
Rental pode atingir 30% do mercado de equipamentos até final do ano
Maquinários para locação na indústria
Segundo a SomaFlux, que oferece esse modelo de locação, três produtos se destacam: bombas de vácuo tipo garra, bombas de palheta lubrificada e sopradores trilobulares. Esses equipamentos são amplamente utilizados em diversas indústrias, incluindo o setor médico, a indústria de alimentos, a construção de máquinas e a indústria de plásticos.
Entre as vantagens da locação estão os recursos limitados para manutenção nos locatários e a facilidade de alugar um equipamento.
Os planos de locação têm duração mínima de seis meses. Após esse período, o empresário pode continuar com o equipamento pelo tempo necessário. A manutenção pode ser realizada pelo cliente ou pela própria empresa, conforme o contrato. Os cuidados especiais podem incluir manutenção periódica realizada por nossos técnicos especializados, o que reduz o custo uso das máquinas.
Os especialistas também destacam que a iniciativa impacta positivamente na economia dos empresários industriais, que otimizam o fluxo de caixa e sua produtividade, sem necessidade de investimento em ativos fixos, portanto, sem descapitalização.