29 de julho de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: locação

|

Categorias: Equipamentos

Locação movimenta 59% das vendas de miniescavadeiras da Yanmar

A tendência de deixar de comprar máquinas de construção civil e optar pela locação vem conquistando cada vez mais adeptos em diversos setores, impulsionada por vantagens que beneficiam tanto consumidores quanto empresas. A avaliação é a Yanmar.

No setor da construção civil, a locação de máquinas é um exemplo desse novo momento do mercado. Segundo a Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (Alec), o setor de locação de equipamentos leves desfrutou de um crescimento significativo de 18% de 2022 para 2023. Para 2024, a Alec projeta um aumento de 15%.

Essa eclosão do setor é resultado de uma soma de fatores que beneficiam a economia, a sustentabilidade e a adequação aos novos hábitos de consumo, e abrem um novo capítulo na história da indústria da construção civil. Além de beneficiar as empresas do setor, também corrobora para as fabricantes de máquinas, que encontram na locação, um modelo de negócio promissor, com potencial para aumentar a fidelização de clientes e expandir sua base de consumidores.

A Yanmar, multinacional japonesa fabricante de máquinas compactas para o segmento, é um exemplo de como esse mercado é promissor. A empresa estima que 59% da comercialização de suas miniescavadeiras em 2023 foram destinadas ao mercado de rental. 

“A entrada de grandes locadores no mercado nacional, que buscam investir em suas frotas, e o aumento da demanda no canteiro de obras foram as principais alavancas para esse resultado da Yanmar no mercado de locação”, conta Anderson Oliveira, gerente Comercial de Construção Civil e Produtos de Força da Yanmar South America.

O resultado, somado ao novo projeto da marca que tem como objetivo impulsionar as vendas de miniescavadeiras no mercado de locação, vem abrindo portas para a empresa expandir ainda mais essa atuação.

“A tendência da locação de máquinas e equipamentos para a construção civil é um reflexo da busca por um consumo mais consciente e sustentável. Essa nova forma de se relacionar com os produtos abre um mundo de possibilidades para nós que os comercializamos e impulsiona novos modelos de negócios, a cada dia mais personalizados e eficientes”, enfatiza Oliveira.

Grupos geradores da Yanmar

No dinâmico mercado de locação de equipamentos, grupos geradores também podem apresentar boas oportunidades aos prestadores de serviços, pois se destacam como itens indispensáveis para diversos setores. Sua versatilidade permite atender necessidades emergenciais onde o acesso à rede elétrica principal não é possível. Além de evitar perdas e prejuízos, eles  também auxiliam na retomada de atividades.

Com grupos geradores é possível, por exemplo, suprir a demanda por energia em eventos grandiosos, como shows e festas, comércios e residências, ou ainda, na agricultura, para o carregamento de baterias de drones de pulverização agrícola.

“A alta procura por esses equipamentos, impulsionada por obras em locais remotos e a crescente necessidade por energia em áreas isoladas ou em momentos de queda e oscilação da rede elétrica, garante um mercado promissor para quem investe nesse nicho”, destaca Danilo Sandrin, coordenador Comercial de Produtos de Força da Yanmar South America.

Para o prestador de serviços, os geradores representam uma oportunidade de expandir seu negócio e gerar receita em diferentes frentes, pois além da locação de geradores para uso mais tradicional, o mercado de drones de pulverização está aquecido com bastante demanda na agricultura. Embora mais seguros e eficientes, os drones pulverizadores dependem de recarga constante em suas baterias, e o gerador tem se tornado um item essencial para esta aplicação.