Linha 6-Laranja do Metrô SP avança e atinge marcos importantes
A Concessionária Linha Uni e a ACCIONA celebram os avanços obtidos em 2024 na construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina.
A linha já possui mais de 13 quilômetros de túneis construídos com as duas tuneladoras, que já se encaminham para seus pontos finais de escavações. A tuneladora sul bateu recordes de operação, superando outras linhas de metrô da cidade, com mais de 41 metros escavados ao longo de 24 horas, além de apresentar, de forma consistente e ininterrupta, médias diárias de escavação superiores a 25 metros por dia.
Com atividades nas 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e segurança (VSE), já são 10 estações com as escavações finalizadas e 2,4 km de túneis em método convencional (NATM). Além disso, na fábrica de aduelas, foram fabricados todos os 6.973 anéis necessários para o túnel de linha.
Do total, oito estações têm mais de 50% das obras concluídas, incluindo duas com percentuais acima dos 65% (Brasilândia e Água Branca) e outras duas (Santa Marina e Perdizes) com mais de 70% dos trabalhos já realizados. Outros marcos importantes foram o início da montagem da via permanente no túnel da via, o início da instalação dos trilhos entre a VSE Tietê e a Estação Água Branca e a união via túnel entre o Pátio Morro Grande e a Estação Brasilândia.
“A Linha Uni continua avançando, em parceria com a ACCIONA, e está comprometida com a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina. Os trabalhos de escavação já estão quase no fim e, a partir deste ano, veremos uma aceleração ainda maior na implantação do Projeto. Temos muito orgulho do que estamos construindo no sentido de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas em uma cidade tão complexa como São Paulo”, comenta o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.
Com 15 quilômetros de extensão, a Linha Universidade vai ligar a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, transportando mais de 630 mil passageiros por dia. Com isso, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito em cerca de uma hora e meia por ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos.
Contrato da Linha 6 – Laranja
O mais novo contrato para a Linha 6 do Metrô de São Paulo envolve a instalação de 15 estações ao longo de 15,3 km de extensão. A rota deverá transportar uma média de 630 mil passageiros por dia, segundo o governo paulista.
O acordo foi assinado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), no final de outubro, e envolve o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 1,8 bilhão, para a Linha 6-Laranja do Metrô. O prazo total para pagamento é de 34 anos.
Com esse financiamento, assinado pelo secretário da Sefaz-SP, Samuel Kinoshita, o governo paulista firma o seu quarto contrato com o BNDES, totalizando R$ 5,4 bilhões para investimentos na Linha 6-Laranja.
Trata-se da maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina.
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Entendendo a Linha 6-Laranja do Metrô de SP
O projeto foi concebido para atender as regiões de Brasilândia, Freguesia do Ó, Lapa, Pompéia, Pacaembu, Higienópolis, Consolação e São Joaquim. A nova infraestrutura reduzirá o deslocamento entre a Zona Norte e o Centro da capital de 1h30 em média para 23 minutos.
O financiamento do BNDES contou com a liderança do time de Captação de Recursos da Sefaz-SP, em conjunto com a Secretaria de Parcerias em Investimentos.
Considerando os investimentos previstos pelo governo do estado nos próximos anos, o time de captação de recursos tem um pipeline para aprovação de operações de crédito de aproximadamente R$ 10 bilhões, ainda em 2023, o que deve se repetir em 2024, dado os projetos já previstos.
O Pátio Morro Grande, da Linha 6-Laranja, que está sendo implantado pela Acciona e será operado pela concessionária LinhaUni, deverá ser a principal base após o início da operação da Linha. De acordo com informativo do Metrô, um dos diferenciais do Pátio Morro Grande é o bloco de manutenção. Com área de aproximadamente 16 mil metros quadrados, o novo local deverá alocar sete vias para diversas manutenções.