Komatsu lança simulador portátil de segurança para radiadores
A Komatsu investiu na criação de simuladores de segurança portáteis, construídos com peças de seus próprios equipamentos. O objetivo é treinar equipes técnicas de manutenção e mecânicos diretamente em suas distribuidoras. No Brasil, o simulador de segurança de radiadores é um dos primeiros projetos locais, e faz parte de uma série de cinco outros simuladores que serão desenvolvidos nos próximos anos, segundo a fabricante.
A simulação de acidentes tem como propósito aprimorar a conscientização sobre segurança para novos funcionários ou treinamentos de atualização. “Como muitos dispositivos existentes são fixos nos centros de treinamento e, na maioria das vezes, os distribuidores não podem ficar sem seus mecânicos na rede, desenvolvemos um simulador portátil, que pode ser facilmente transportado para nossos clientes, permitindo que toda a equipe técnica seja treinada de maneira adequada”, disse Ana Flávia, analista de Suporte ao Produto da Komatsu.
Ela participou da construção do simulador de segurança de radiadores e explica que o equipamento simula um acidente de queimadura, que pode ocorrer quando a tampa do reservatório é aberta com o motor aquecido.
Leia também:
– Locação de equipamentos para construção ganha fôlego global
A pressão acumulada dentro do compartimento resulta em um jato de água quente que pode atingir o corpo do funcionário, causando graves queimaduras. Dessa forma, o mecânico pode compreender antecipadamente a importância da condução do “Komatsu Yoshi”, um método de segurança que consiste em focar, apontar falhas humanas, falta de atenção, falhas de verificação e acidentes. Isso aumenta o estado de atenção e facilita a compreensão do mecanismo da estrutura. “Embora não haja um relatório oficial de acidentes decorrentes de falta de treinamento ou de condução inadequada de equipamentos, nós, da Komatsu, nos preocupamos em antecipar situações e sempre realizamos treinamentos com nossos clientes para garantir que o índice de acidentes seja zero todos os anos”, disse Ana Flávia.
Simulador portátil da Komatsu já foi utilizado na Bauko
O primeiro treinamento com o simulador ocorreu no último semestre com mecânicos do distribuidor Bauko, que puderam vivenciar a experiência real do que poderia acontecer caso abrissem um radiador sem as orientações adequadas. Para o distribuidor, o simulador portátil contribuiu para todo o processo de conscientização em segurança.
“Um dos pilares mais importantes da Bauko, assim como da Komatsu, é a saúde e a segurança de nossa equipe, nossos clientes e da comunidade. Já estamos conseguindo implementar ações preventivas e orientativas, além de realizar demonstrações práticas, como esse simulador, que permitiu à equipe da Komatsu apresentar de forma didática um possível acidente e como evitá-lo”, descatou Rilder Rabelo, gerente de suporte ao produto da Bauko.