28 de agosto de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: tecnologia

|

Categorias: Tecnologia

Inovação reduz custos de construção, defende Andrade Gutierrez

A inovação na construção funciona como alternativa ao alto custo do setor, argumenta Guilherme Pinto, diretor de Planejamento Empresarial, Estratégia e Inovação da Andrade Gutierrez (AG). De acordo com ele, o investimento em inovação auxilia a construtora a enfrentar desafios orçamentários, além de possibilitar o desenvolvimento de práticas voltadas para a redução do impacto ambiental. 

Lembrando que, segundo o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), ocorreu um aumento de 38% de 2020 para 2023 nos custos do mercado, incluindo materiais e mão de obra especializada.

Caminho da AG na inovação da construção

No caso da AG, a construtora evolui como uma empresa de Engenharia 4.0 desde 2020, integrando a sua expertise nas metodologias Lean e Excelência Operacional com a digitalização completa de cadeira de engenharia e construção por meio do BIM (Modelagem de Informação da Construção). 

A empresa também mantém uma relação consolidada com universidades, startups e centros tecnológicos. Por meio do Vetor AG, programa de inovação aberta, se aprofunda ainda mais em soluções inovadoras e sustentáveis do mercado. O Vetor AG Ventures, lançado em 2024, se dedica especialmente ao desenvolvimento e aceleração de startups dos setores de infraestrutura, engenharia e construção. 

Investimentos necessários para inovação na construção

A AG também passou a designar mais de 5% da receita para o desenvolvimento, gestão e implementação de inovações, a partir de 2023. O investimento teve um aumento de 50% comparado ao que foi realizado no ano de 2022. Segundo Guilherme Pinto, nesta nova fase, a companhia está investindo fortemente em Inteligência Artificial (IA) para otimização dos processos, automação de tarefas repetitivas, previsão de falhas em equipamentos e necessidades de manutenção, simulação de cenários e planejamentos, entre outras.

No campo do ESG, a AG avança com a compra de materiais recicláveis, eco eficientes e com baixa pegada de carbono, além da aplicação de métodos de construção que levam a redução dos resíduos e a reciclagem dos insumos.

A companhia, aliás, foi pentacampeã no quesito inovação, com a conquista do Prêmio Valor Inovação Brasil 2024, iniciativa promovida pelo Valor Econômico em parceria com Strategy& – consultoria estratégica da PwC. A premiação avalia as práticas inovadoras de 150 empresas nacionais de mercados variados. Depois de liderar o Top 5 do setor de Engenharia e Construção nos anos de 2019, 2021, 2022 e 2023, a companhia manteve o posto na liderança no ano de 2024.