Polícia alerta para fraude em locação de equipamentos
Um golpe realizado em Goiás pode se repetir em outros estados e envolve diretamente fraude no setor de locação de equipamentos para construção. No caso do estado do Centro-Oeste, o estelionatário foi preso e a polícia civil autorizou a divulgação da foto dele justamente para evitar novos golpes, caso ele seja solto. As informações são do site Diário da Manhã.
O golpe aplicado por André dos Santos Gomes – reincidente no mesmo tipo de crime – é simples: ele entrava em contato com as locadoras, retirava os equipamentos e, na sequência, os revendia para terceiros. Nesse processo, ele apresentava a documentação e ainda pagava a primeira parcela da locação. O foco da locação do roubo foram, principalmente, betoneiras e compactadores.
Segundo o Diário da Manhã, Gomes teria causado um prejuízo de R$ 35 mil somente em uma empresa de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia. A prisão dele, no entanto, aconteceu na cidade vizinha, Águas Lindas de Goiás.
Leia também:
– Como calcular o preço da locação de equipamentos?
Vitimas das fraudes na locação de equipamentos
Outro processo importante é a investigação da polícia civil, que começa a identificar os compradores dos equipamentos furtados. O crime, nesse caso, é de receptação e, caso haja condenação, é possível que a pena aplicada seja de até quatro anos de reclusão. A investigação também apura a identificação de outras empresas que tenham sofrido o mesmo golpe.
De acordo com a CGF Seguros, o roubo de máquinas pesadas configura uma grande oportunidade para o crime organizado. Os equipamentos possuem valor elevado e no mercado ilegal os itens roubados já têm um destino certo. Ou seja, essas máquinas são roubadas porque existem pessoas dispostas a comprá-las. Mesmo que os equipamentos sejam de grande porte, as quadrilhas têm se equipado e não se intimidam na hora de realizar o furto.
Na avaliação do site, o roubo de máquinas pesadas é um tipo de delito que tem crescido muito no Brasil e os principais motivos são o valor elevado do bem e o apelo que esses itens possuem no mercado negro.