24 de agosto de 2023

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Por: Apelmat

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Tags: equipamentos

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Categorias: Equipamentos

Eletrificação avança entre equipamentos pesados 

A presença de equipamentos pesados movidos a bateria não é novidade nas áreas de construção e mineração, mas as opções estão sendo ampliadas. É o caso da chinesa Sany, que lançou sua primeira pá-carregadeira dessa categoria na primeira edição da Brazil Equipo Show (BES 2023), no começo do mês. Com peso operacional de 19 toneladas, a máquina é totalmente elétrica, tem bateria de lítio e autonomia que pode chegar a 7 horas, conforme reportagem do site Energia Hoje.  

Segundo a fabricante, uma das estratégias de entrada no mercado é a redução de custos de combustíveis, uma vez que é possível economizar entre R$ 200 mil e R$ 250 mil por ano. Os dados são da Irmen, uma das distribuidoras da marca, que aponta que o cálculo é feito com base em planilhas dos usuários de pás-carregadeiras, que normalmente adotam equipamentos movidos a diesel. 

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Eletrificação de equipamentos vence barreiras

Outra barreira cultural a ser quebrada é a vida útil das baterias. Estimadas em pelo menos 5 anos ou 10 mil horas de operação, elas devem ser monitoradas quanto à carga, que não pode ser inferior a 20%. Antes de atingir esse nível, os operadores devem plugar o equipamento na tomada e aguardar entre 50 a 70 minutos para o carregamento. 

A eletrificação também atinge o universo de plataformas elevatórias, onde existem equipamentos como os da ZoonLion, onde a autonomia pode atingir 8 horas, sem necessidade de carga adicional. Outra frente de eletrificação envolve os equipamentos portáteis, como as miniescavadeiras híbridas da Wacker Neuson. Movidas a bateria, mas também operadas com diesel, elas pavimentam a transição para os equipamentos totalmente elétricos em mercados que ainda não confiam 100% nesse tipo de máquina. 

Mesmo entre os mais pesados, a tendência continua a avançar. Os exemplos acontecem fora e dentro do Brasil. Por aqui, a Vale tem testado um caminhão fora-de-estrada, de 72 toneladas, fabricado pela chinesa XCMG. Fora do Brasil, marcas tradicionais como Cat e Volvo, entre os exemplos recentes, tem aplicações reais em campo. Grandes escavadeiras elétricas, de porte de milhares de toneladas de capacidade de carga, no entanto, já vêm sendo usadas há várias décadas no setor.