Caterpillar apresenta a motoniveladora SEM 915F no Brasil
A Caterpillar traz a motoniveladora da sua marca chinesa, a SEM, ao mercado brasileiro. Com avanços tecnológicos e um projeto voltado à eficiência, o modelo 915F tem motor SDEC VHP (Variable Horse Power), que ajusta a potência de acordo com a exigência da operação, proporcionando um equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.
Segundo o gerente de vendas da SEM, Marcio Theodoro, a nova geração de motoniveladoras chega ao Brasil para fortalecer a competitividade da marca. “Nosso objetivo é oferecer um equipamento que una tecnologia avançada, desempenho superior e economia para os nossos clientes e revendedores. A série F traz um conjunto de melhorias que se traduzem em maior produtividade e menor custo por hora trabalhada”, diz.
Lucas Freitas, representante de vendas da SEM, completa que a versatilidade do equipamento é um diferencial importante, pois permite que ele seja aplicado desde a construção civil até a abertura e manutenção de estradas, passando pelo setor agrícola. “O grande destaque deste lançamento é que conseguimos entregar um equipamento de alta performance com um excelente custo-benefício. É uma solução eficiente para empresas que precisam de confiabilidade e rendimento no dia a dia”, comenta.
Tecnologia da motoniveladora SEM 915F
O modelo apresenta uma cabine posicionada no chassi dianteiro, garantindo maior visibilidade ao operador e mais controle sobre a operação. O sistema hidráulico, com tecnologia de detecção de carga PPPC (Compensação de Pressão de Prioridade Proporcional) proporciona controle mais preciso da lâmina e suavidade nos movimentos. Isso porque a condução da máquina se torna mais fluida e previsível, independentemente da rotação do motor.
Já o console e o assento são ajustáveis, enquanto um novo sistema de ventilação melhora a climatização dentro da cabine, especialmente em ambientes de alta temperatura. Além disso, a barra de tração da lâmina, com sete furos e saca-pino, aumenta o alcance e a flexibilidade da operação, segundo a Cat.
Outro fator que contribui para o baixo custo operacional, completa a fabricante, é o sistema de resfriamento hidráulico, que otimiza a eficiência térmica e melhora a durabilidade dos componentes. O eixo tandem interno da Caterpillar (Qingzhou) conta com um comando final de quatro engrenagens planetárias e um sistema de lubrificação por óleo, o que reduz a necessidade de manutenção e aumenta a vida útil da motoniveladora.
Caterpillar comemora 100 anos
A motoniveladora SEM 915F chega ao Brasil no ano do centenário da Caterpillar. As comemorações ocorrem desde janeiro, antecipando o dia da fundação da empresa, em 15 de abril de 1925, após a fusão da Holt Manufacturing Company com a C.L. Best Tractor Co, nos Estados Unidos.