23 de abril de 2025

|

Por: Redação

|

Categorias: destaques, Mercado

Belgo Arames completa 50 anos

A Belgo Arames está completando 50 anos de atuação agora em abril, com operação em oito unidades industriais distribuídas pelos estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. A sede fica em Contagem (MG) e, ao todo, a empresa tem 3,5 mil funcionários. Com foco na transformação de arames de aço a Belgo atua da construção civil ao setor automotivo, agronegócio, telecomunicações e energia.

Criada em 1975, a companhia é fruto de  uma parceria estratégica entre a ArcelorMittal, uma das maiores produtoras de aço do mundo, e a Bekaert, empresa global de fabricação de arames.

Arames para pneus

Entre os marcos da história da Belgo está a implantação da primeira unidade de produção de steel cord da América Latina, voltada à fabricação de arames para pneus. Hoje, quatro em cada cinco pneus produzidos no Brasil utilizam esse tipo de produto fornecido pela Belgo.

O portfólio de produtos inclui ainda fibras de aço e cordoalhas para obras de infraestrutura, arames para extração de petróleo, cabos, torres de transmissão e componentes de linha branca. No campo, é referência com arames lisos e farpados que lideram vendas em seus segmentos.

Em Contagem, a empresa prepara a ampliação da fábrica de telas para cercamentos urbanos e linhas de proteção para máquinas e equipamentos. A entrega está prevista para 2025. A unidade utilizará tecnologias de automação com base em inteligência artificial e internet das coisas.

Portfólio da Belgo

Segundo a companhia, a sua estratégia está centrada em inovação, sustentabilidade, desempenho industrial, desenvolvimento de pessoas e relacionamento com clientes. A empresa afirma que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são direcionados para a criação de soluções com menor impacto ambiental.

Um dos lançamentos recentes é a fibra de aço Dramix 4D, que oferece resistência quatro vezes superior à dos reforços convencionais e pode reduzir em até 25% o uso de materiais como concreto e aço em obras civis.

No setor de telecomunicações, a empresa lançou a cordoalha UHS, com carga de ruptura 20% superior ao padrão do mercado. A tecnologia permite o uso de torres mais altas e reduz a necessidade de estruturas na vegetação nativa.

Em iniciativas de preservação da fauna, desenvolveu o Belgo Strada, uma cerca que direciona animais silvestres para corredores ecológicos ao longo de rodovias e ferrovias.

A atuação da Belgo em sustentabilidade inclui metas de redução de 10% no consumo de energia e 17% nas emissões relativas dos escopos 1 e 2 até 2030, além de zerar o envio de resíduos industriais a aterros sanitários.

Com mais de 3,5 mil empregados diretos e geração de cerca de 1,4 mil postos de trabalho indiretos por ano, a Belgo tem buscado ampliar a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho. Foi classificada entre as empresas brasileiras de grande porte no ranking Lugares Incríveis para Trabalhar e entre as mais inclusivas do país, segundo o Instituto Ethos. Também figura entre as melhores para pessoas LGBTQIA+ no ranking da Human Rights Campaign Foundation.

Nos últimos 15 anos, a Belgo calcula investimento de cerca de R$ 475 milhões em projetos sociais com recursos próprios e por meio de leis de incentivo. As ações alcançaram aproximadamente 7 milhões de pessoas, com mais de 30 projetos ativos. A expectativa para os próximos anos inclui novos aportes em infraestrutura, automação industrial, qualificação profissional, diversidade e desenvolvimento regional.