Basf aposta em aditivos e dispersões menos poluentes
Segundo o Green Building Council Brasil, os registros de construções verdes residenciais aumentaram 40% em 2023 no país. Esse movimento é impulsionado pela maior exigência dos consumidores a construções sustentáveis e move desenvolvedores de soluções a avançarem com opções mais sustentáveis. É o caso da Basf, como afirma Camilo Alvarado Marín, responsável pelo marketing de Dispersões, Resinas e Aditivos da empresa.
“Investimos continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções que permitam aos nossos clientes fabricarem produtos mais eficientes, duráveis e ecologicamente responsáveis”, diz.
Aditivos e dispersões da Basf
A Basf tem no portfólio aditivos e dispersões projetados para melhorar o desempenho de impermeabilizantes, argamassas, adesivos e selantes. Essas soluções atuam na consistência, trabalhabilidade e estabilidade das formulações. Um dos produtos recentes é a dispersão Acronal 1840, voltada para sistemas cimentícios. Livre de APEO e amônia, a tecnologia promete flexibilidade, impermeabilidade e aderência à argamassa final, com baixa absorção de água. A solução é uma alternativa sustentável para membranas cimentícias e argamassas impermeabilizantes flexíveis.
Outra solução é o Acronal 5411 sa, desenvolvido para selantes transparentes e adesivos de construção. Trata-se de uma dispersão aquosa baseada em copolímero de éster acrílico, também livre de APEO. A formulação elimina a necessidade de agentes formadores de filme, o que resulta em uma película seca cristalina, com alto teor de sólidos. Segundo Marín, o produto combina transparência e adesão a diferentes superfícies, além de apresentar baixo conteúdo de compostos orgânicos voláteis (VOC) e resistência à intempérie.
A linha inclui ainda aditivos com funções específicas. Os modificadores reológicos, por exemplo, são usados para melhorar a consistência de formulações. Dispersantes aumentam a estabilidade dos produtos. Agentes antiespumantes evitam formação de bolhas durante a fabricação e aplicação. E os umectantes facilitam o nivelamento e fluidez dos materiais.
Há também produtos com conteúdo renovável. É o caso do Loxanol OT 5853, aditivo com 80% de base renovável, usado para melhorar a estabilidade de rebocos e reduzir rachaduras. Já o antiespumante FoamStar SI 2210, com 39% de conteúdo renovável, entrega desempenho em formulações aquosas com menor impacto ambiental. Ambos seguem a norma ASTM D6866, que mede o percentual de carbono renovável em produtos.
Dispersões e resinas
A divisão de Dispersões e Resinas da Basf atua no desenvolvimento de polímeros, resinas, aditivos e materiais eletrônicos. Os produtos atendem setores como construção civil, revestimentos, adesivos, impressão, embalagem, eletrônicos e papel. A empresa mantém centros de pesquisa, produção e comercialização em diferentes regiões e aposta em inovação para apoiar clientes na formulação de produtos com melhor desempenho e menor impacto ambiental.