12 de março de 2025

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Por: RODRIGO SANTOS

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Tags: caminhões

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Categorias: Evento

Apelmat entra na Copa Truck com o Kleber Eletric

Prestes a começar, a Copa Truck deste ano terá a presença da Apelmat. A associação é a nova patrocinadora do piloto Kleber Eletric, que corre pela equipe GT-Oil /Eletric Truck pelo terceiro ano consecutivo. Em 2024, ele ficou na 13a posição, entre 22 participantes da categoria de Elite do torneio, ao somar 97 pontos. “Com o nosso apoio e de outros patrocinadores, quem sabe gritaremos ‘campeão’ para o Kleber neste ano”, diz Hilário Sena, presidente da Apelmat e do Selemat.

A primeira prova de 2025 está marcada para 23 de março, em Campo Grande (MS), e já apresentará as novidades do caminhão e da equipe de Kleber para a temporada. Grande parte delas diz respeito ao sistema de telemetria e inteligência artificial, que está sendo incorporado nesta temporada graças a um novo patrocínio fechado com a Ravex.

Telemetria e IA na Copa Truck

Segundo Jair Moura, CEO do Grupo REX – que congrega a Ravex – a empresa atua no rastreamento e telemetria de dados em diversos setores há 21 anos, mas manteve um posicionamento white label (quando se demonstra a marca de parceiros e clientes ao invés da marca própria) pela maioria do tempo. “Há apenas quatro anos começamos a mostrar a Ravex no mercado, inclusive participando de grandes feiras”, diz. “Em uma delas – a Fenatran 2024 -, inclusive, começaram as conversas com o Kleber Electric para o patrocínio”, lembra Moura.

A Ravex desenvolveu um produto de telemetria e inteligência artificial que fará a leitura de tudo que ocorre na pista, auxiliando o piloto na tomada de decisões durante a corrida. Um exemplo é a identificação das curvas que estão forçando mais o motor, ou de trechos nos quais o piloto pode acelerar até o limite, ou mesmo a detecção de fumaça preta saindo do escapamento, o que tira pontos do piloto.

Para isso, a Ravex utilizará MDVRs (gravador de vídeo digital móvel) com câmeras focadas em diferentes ângulos do veículo, desde a cabine com o piloto até o escapamento. Com uso de inteligência artificial, isso permite mostrar ao piloto o que está acontecendo “ao mesmo tempo em que tudo é transmitido para o espectador, em tempo real, através do canal da Ravex e do canal do Kléber Electric no Youtube”, diz Moura. Segundo ele, esta será a primeira transmissão do tipo realizada na Copa Truck.

Apelmat na Copa Truck

Hilario Sena (Apelmat), o piloto Kleber Eletric, Paulo Seixos (Apelmat) e Antero Borges (Apelmat)

Patrocinadores do Kleber Eletric

A Apelmat e a Ravex se juntam a outros outros patrocinadores do piloto, inclusive a GT-Oil, que assina o nome da equipe junto com a Electric Truck. 

A GT-Oil produz óleos lubrificantes para os setores automotivos e industriais. Inclusive, dedica uma linha (VATO), para equipamentos da linha amarela de construção. 

Com 30 anos de atuação e sede em Lorena (próxima à cidade de Aparecida do Norte, no corredor rodoviário que liga o Rio de Janeiro a São Paulo), a empresa produz 24 milhões de litros de lubrificantes ao ano e tem produtos homologados por montadoras como Volkswagen, Mercedes-Benz e fabricantes de componentes como Eaton e Dana.

Outro patrocinador da equipe de Kléber na Copa Truck é a quinquagenária Piqueri Auto Peças, responsável por, entre outras coisas, fornecer peças para o caminhão de corrida. 

A Piqueri – assim como a GT-Oil – foram as primeiras patrocinadoras do piloto, o acompanhando nas duas temporadas já concluídas e nesta nova de 2025 que está se iniciando. “Conhecemos o Kléber em uma feira de negócios e logo de início tivemos uma sinergia muito boa”, diz Marcelo Tegon Jr., diretor da Piqueri Autopeças.

Em evento na Apelmat, Tegon destacou a importância do mercado de linha amarela para os negócios da Piqueri Auto Peças, que tem três unidades espalhadas por São Paulo e tem neste setor alguns dos seus principais clientes. “A Apelmat é muito importante para o mercado ao conseguir reunir, em eventos como este, as empresas que têm atuação nesse mercado. Isso facilita o contato para os negócios, inclusive proporcionando o olho no olho, que acaba se perdendo um pouco por conta da internet”, conclui.