6 de janeiro de 2025

|

Por: Apelmat

|

Tags: construção

|

Categorias: destaques, Social

A importância dos protetores auriculares na construção, segundo o Seconci-SP

Os canteiros de obras de construção civil, especialmente os que contêm equipamentos off road em operação, costumam ter altos níveis de ruídos que, se não forem devidamente protegidos, podem causar danos à audição dos trabalhadores. 

O alerta é do Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP), conforme blog post publicado no início de janeiro.

Jane Papandréa, fonoaudióloga da instituição, explicou, na ocasião, que a Painpse (Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevada) ocorre devido à exposição prolongada ao ruído. “Trata-se de perda auditiva neurossensorial, geralmente bilateral. Caracteriza-se pela degeneração das células ciliadas do ouvido interno, para a qual não há tratamento eficaz, nem possibilidade de melhora, mesmo após o afastamento do trabalho. Portanto, é irreversível e progride com o tempo de exposição ao ruído”, disse.

Segundo ela, a doença é particularmente perigosa porque a pessoa não percebe a perda auditiva no início do problema, mas, com o passar do tempo, ela pode aumentar, inclusive com a ocorrência de zumbidos, dificuldades no entendimento de fala, intolerância a sons intensos, sensação de audição abafada e dificuldade na localização de fonte sonora. “Também podem acontecer sinalizações não-auditivas, como alterações do sono e transtornos neurológicos, transtornos vestibulares (tonturas, vertigens, desequilíbrio, desorientação espacial) e transtornos comportamentais (isolamento social, irritabilidade, depressão)”, completou.

Protetores auriculares 

De acordo com a fonoaudióloga, o uso de protetores auriculares, em conformidade com as prescrições para os níveis de ruídos medidos correspondentes, são a melhor prevenção. E mais: os equipamentos devem ser usados não apenas pelos trabalhadores diretamente envolvidos em atividades de elevada pressão sonora, como também por operadores próximos à fonte de ruído.

A especialista complementa que o diagnóstico precoce da Pair pode evitar o seu agravamento, além de nortear a busca ativa de novos casos no ambiente de trabalho, além de permitir a adoção de medidas de proteção individual e coletiva, evitando o desencadeamento de mais casos. “É fundamental a conscientização por parte dos trabalhadores, sobre a importância do uso dos plugs ou abafadores, mesmo que eles fiquem pouco tempo expostos a nível excessivo de ruído. De pouco em pouco, o prejuízo futuro à audição pode ser grande”, disse.

Ela concluiu que os protetores auriculares devem ser trocados nos prazos preconizados e higienizados diariamente.