Marcopolo consolida atuação no setor ferroviário com exportação ao Chile
A Marcopolo, conhecida pela produção de ônibus, consolidou sua presença no setor ferroviário, onde atua desde 2019 com a Marcopolo Rail, Em março deste ano, a fabricante entregou o primeiro trem à Empresa de Los Ferrocarriles del Estado (EFE), responsável pela operação da malha ferroviária do Chile. O contrato prevê três composições, com dois carros cada, e marca a entrada da companhia no mercado internacional de trens.
A movimentação amplia o escopo da Marcopolo (conhecida pela produção de ônibus) em transporte de passageiros. A estratégia é atender à demanda por sistemas de média e alta capacidade. “Estamos desenvolvendo soluções sobre trilhos com foco em integração, segurança operacional e desempenho técnico”, diz Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.
A expansão inclui o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos da companhia, em operação desde 2024 em uma rota turística entre Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), sob gestão da Giordani Turismo. A empresa também forneceu os people movers que vão ligar a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), projeto do consórcio AeroGru. Os veículos operam de forma automatizada e sem condutor.
Na avaliação do executivo, o transporte sobre trilhos tende a ocupar papel central nos planos de mobilidade urbana e intermunicipal nos próximos anos. “Há uma mudança estrutural em curso. Grandes centros urbanos voltaram a discutir o papel do trem na malha de transportes, e o setor privado já se movimenta para atender essas demandas”, afirma Santos.
NT Expo
Entre os dias 22 e 24 de abril, a Marcopolo Rail participa da NT Expo – Negócios nos Trilhos, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A empresa apresenta um mockup de trem e participa de painel sobre a revitalização do transporte ferroviário.
Santos será um dos debatedores do painel “Mais rápido, mais eficiente: o que esperar da revitalização do transporte ferroviário?”, no dia 22, às 17h30. O encontro abordará os projetos em curso no país, como os trens intercidades, a ligação metroferroviária no Aeroporto de Guarulhos e os leilões do Metrô de São Paulo.