6 de fevereiro de 2025

|

Por: Apelmat

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: Equipamentos

Komatsu nacionaliza carregadeira WA380-6 

A Komatsu está nacionalizando a sua pá carregadeira WA380-6, com caçamba de 2,9 a 4 metros cúbicos. De acordo com a fabricante, “a decisão de produzir a WA380-6 no Brasil é uma resposta direta à crescente demanda por carregadeiras de rodas deste porte no setor de construção, além de outros segmentos como mineração, locação, indústria, agricultura e florestal”.

A produção da WA380-6 ocorrerá na unidade de Suzano (SP), e atenderá tanto o  mercado local quanto os demais países da América Latina. “A WA380-6, que já conquistou significativa aceitação no mercado brasileiro como modelo importado, agora passa a ser produzida localmente, trazendo diversos benefícios para os clientes, como acesso ao financiamento via Finame, benefício de redução do ICMS, além de maior disponibilidade do equipamento e acessórios”, diz Paulo Torres, diretor executivo da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu.

Leia também:

Komatsu destaca sistemas autônomos e teleremotos na M&T Expo

Fabricação da carregadeira WA380-6

A fábrica de Suzano está recebendo alguns investimentos, não anunciados pela Komatsu, para receber a linha de produção da WA380-6. Em Arujá – cidade próxima à Suzano – a Komatsu também mantém uma unidade, de onde sairão os tanques e cabines da pá carregadeira. 

Segundo a fabricante, esse investimento faz parte de uma estratégia mais ampla da Komatsu para aumentar a produção geral em 15% em 2025 em comparação ao ano passado. “Estamos muito contentes em iniciarmos a produção local da WA380-6, que trará ao mercado também os benefícios de melhor disponibilidade de produto, assim como assessórios originais de fábrica”, diz Jeferson Biaggi, presidente da unidade fabril da Komatsu. 

A Komatsu prevê um crescimento nos setores que utilizam a WA380-6, particularmente infraestrutura dentro do programa PAC, estimulando consumo de areia, cimento e brita, setores onde a WA380-6 é utilizada.