Link-Belt lista cuidados com filtros hidráulicos de escavadeiras
O sistema hidráulico é o coração da escavadeira e movimenta componentes-chave como o braço e a lança. Mas a sua eficiência depende diretamente da pureza do óleo que circula pelo sistema. Se o filtro de óleo hidráulico estiver saturado ou mal mantido, portanto, o fluxo pode ser comprometido devido à entrada de impurezas que aceleram o desgaste e elevam os riscos de falhas.
Por isso, para a fabricante do grupo Sumitomo, Link-Belt, é preciso manter o filtro hidráulico da escavadeira em boas condições.
Manutenção preventiva
Em comunicado para a imprensa, a empresa sugere que a troca do filtro hidráulico regularmente otimiza o desempenho do equipamento, além de preservar as propriedades do óleo, o que ajuda a evitar superaquecimento e queda de eficiência. Esse procedimento também gera redução no consumo de combustível e no desgaste de componentes como bombas e comandos hidráulicos.
De acordo com Matheus Norbutas, assistente de vendas de Peças da Link-Belt, os filtros genuínos Sumitomo são projetados para atender às exigências técnicas dos equipamentos, com a micragem ideal para cada tipo de fluido. “A micragem é o que define a eficácia do filtro em reter impurezas, assegurando a pureza do óleo e contribuindo diretamente para o desempenho ideal da escavadeira”, explica ele.
Leia também:
A importância dos protetores auriculares na construção, segundo o Seconci-SP
As escavadeiras da marca, segundo ele, foram projetadas para simplificar essa rotina de manutenção, contendo acesso ao nível do solo para pontos de serviço como filtro de óleo do motor e filtro de combustível e baterias.
Outro diferencial é o design da estrutura lateral, que minimiza o acúmulo de sujeira e facilita a limpeza dos filtros. Essa atenção aos detalhes reflete-se em menor tempo de inatividade e custos operacionais mais baixos, garantindo que as manutenções preventivas sejam realizadas de maneira ágil e precisa, segundo a fabricante.