3 de janeiro de 2025

|

Por: Apelmat

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: destaques, Lançamento

Sandvik avança na eletrificação de equipamentos subterrâneos

A Sandvik Mining and Rock Solutions lançou a tecnologia de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) para equipamentos elétricos de perfuração subterrânea durante a MINExpo International 2024, realizada em Las Vegas em setembro. Segundo a fabricante, essas baterias são mais resistentes a efeitos térmicos, reduzindo os riscos de incêndios e emissões de gases de efeito estufa em operações severas. 

“Outro grande diferencial dessa tecnologia é a eficiência: após alguns testes realizados, conseguimos aumentar a produtividade com uma recarga 55% mais rápida, aumento de 36% na energia utilizável e um deslocamento até 50% maior por ciclo de carga”, diz Bruno Rezende, especialista em aplicação de equipamentos da Sandvik.

Com a aplicação das baterias LFP em equipamentos elétricos de perfuração subterrânea, a Sandvik completa a integração da eletrificação em toda a sua linha de produtos para mineração subterrânea, abrangendo perfuração, carregamento e transporte. “A adoção de equipamentos movidos a bateria não apenas melhora o desempenho e a eficiência, mas também representa um avanço significativo no cumprimento das metas globais de redução de emissões e na promoção de operações mais sustentáveis”, informa a companhia em comunicado para a imprensa.

Leia também:

Eletrificação avança entre equipamentos pesados 

Eletrificação e o propósito ambiental da Sandvik

No que diz respeito aos custos operacionais, Bruno Rezende detalha que há boa economia, principalmente devido à menor necessidade de ventilação nos ambientes subterrâneos. Outro ponto destacado é o sistema “Charge While Drilling” que recarrega as baterias enquanto o equipamento está em operação conectado à rede elétrica, ou seja, não sendo necessário mudanças na infraestrutura da mina. “O impacto ambiental é minimizado, desde o descarte responsável das baterias até a reutilização das células em outras aplicações secundárias, onde estão sendo realizados estudos piloto para estas aplicações juntamente com clientes e parceiros”, acrescenta Rezende.  

No Brasil, ainda segundo ele, o mercado já apresenta potencial para absorver a tecnologia: “Nosso intuito é oferecer soluções que atendam às necessidades locais e que coloquem o Brasil no mapa da inovação em mineração sustentável”, disse, acrescentando a possibilidade de retrofit em equipamentos elétricos da Sandvik já em operação.