16 de dezembro de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: tecnologia

|

Categorias: destaques, Tecnologia

Komatsu usa realidade virtual para treinamentos de segurança 

A Komatsu lançou um novo módulo de treinamento em segurança que utiliza óculos de realidade virtual (VR). Esta tecnologia permite simular cenários de acidentes de forma totalmente segura, sem riscos para o usuário. O Brasil é o primeiro país em que a Komatsu atua fora do Japão a adotar essa solução, que combina recursos de metodologia japonesa e uma abordagem prática, impactando positivamente profissionais dos setores de construção e mineração.

O programa é composto por quatro modalidades de simulação de acidentes: demonstração teórica, experiência imersiva com óculos de realidade virtual, demonstração prática em simuladores físicos/portáteis e demonstrações práticas em máquinas. A tecnologia de VR proporciona uma visualização realista de cenários de risco, permitindo que os participantes se familiarizem com situações perigosas sem qualquer risco. A interface lúdica e didática do sistema facilita o aprendizado, contribuindo para uma melhor fixação dos conceitos.

Komatsu e realidade virtual 

No primeiro ano de implementação, aproximadamente 245 profissionais das divisões de Equipamentos de Construção e Mineração participaram das simulações com RV – 70 deles no setor de construção e 175 no de mineração. Além disso, 70 profissionais passaram por treinamentos utilizando simuladores físicos na área da construção. O programa conta com 11 simuladores físicos/portáteis, três simulações práticas nas máquinas Komatsu e três simuladores de RV, ampliando a experiência de aprendizado com cenários seguros e realistas.

Como parte de sua estratégia global de segurança, a Komatsu desenvolve também simuladores portáteis fabricados no Brasil desde 2023. Criados com base em acidentes reais, utilizando peças de máquinas autênticas, esses simuladores têm como objetivo treinar equipes técnicas diretamente nos distribuidores, evitando a necessidade de deslocamento para centros de treinamento. Um exemplo é a simulação de abertura de tampa de radiador pressurizado, reproduzindo acidentes comuns, como queimaduras causadas pela expulsão de líquido de arrefecimento.

Com esta tecnologia, os mecânicos podem vivenciar situações de risco em um ambiente controlado, aprendendo, na prática, a importância de protocolos de segurança como o Komatsu Yoshi, uma metodologia japonesa que visa a verificação e certificação das condições de risco, prevenindo falhas humanas e aumentando o nível de atenção. A portabilidade dos simuladores, assim como a dos óculos de RV, permite que sejam transportados e utilizados em treinamentos regulares, contribuindo para a redução de riscos operacionais.

A metodologia de treinamento segue o conceito do “Safety Dojo”, uma prática japonesa inspirada no local de treinamento das artes marciais. Assim como no dojo, o objetivo é criar um ambiente seguro e controlado para capacitar técnicos e mecânicos, demonstrando situações reais de acidentes, explicando as causas e ensinando como preveni-los. O treinamento combina situações reais e digitais, abordando riscos cotidianos e o manejo adequado de materiais perigosos.