Volvo destaca caminhões elétricos e a biodiesel na Fenatran
A Volvo está apresentando os modelos FM Electric e FH B100 Flex na Fenatran 2024, e diz que a estratégia é reforçar o seu compromisso com a descarbonização no setor de transportes. O evento, realizado de 4 a 8 de novembro no SP Expo, traz à tona a estratégia da montadora de reduzir em 50% as emissões de CO2 de origem fóssil até 2030 e alcançar 100% até 2040.
O FM Electric, que já está em operação experimental no Brasil, faz parte de um estudo conduzido pela Secretaria Nacional de Trânsito. O foco é analisar o impacto de caminhões pesados elétricos sobre a pavimentação das estradas. “Os resultados têm demonstrado os benefícios desses veículos de zero emissões de CO2 nas condições brasileiras”, disse Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo, em comunicado para a imprensa.
Este modelo tem sido utilizado em operações logísticas como transporte de alimentos e bobinas de aço, e na própria fábrica da Volvo em Curitiba (PR), contribuindo para a redução de 750 toneladas de CO2 por ano. A marca vende caminhões elétricos na Europa desde 2019 e afirma possuir 51% do mercado de elétricos pesados no continente, com mais de 4.200 caminhões circulando em 48 países.
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Caminhões elétricos e biodiesel
Além do FM Electric, a Volvo também destaca o FH B100 Flex, que pode rodar com biodiesel puro. A solução atende a demanda de frotistas que produzem seu próprio combustível. “Essa tecnologia permite ao transportador escolher a proporção de biodiesel que melhor se adequa à sua operação”, explica Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
O caminhão permite rodar com até 100% de biodiesel, o que pode reduzir as emissões de CO2 em até 90%, dependendo do processo produtivo.