Fiesp faz balanço de investimentos no Porto de Santos
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, apresentou os investimentos que estão sendo realizados no porto da cidade, incluindo o túnel que ligará Santos a Guarujá, uma obra de R$ 6 bilhões.
O resumo dos aportes foi realizado durante reunião do Conselho Superior de Infraestrutura (Coinfra) da Fiesp, realizada em 13 de agosto.
Pomini disse que a determinação do governo federal é para que o Porto de Santos retome obras de infraestrutura, se expanda e tenha eficiência. Com isso, a primeira etapa das obras de revitalização e desenvolvimento turístico do parque Valongo, no centro histórico de Santos, foi entregue em julho deste ano.
A próxima etapa do processo de revitalização deve incluir a transferência do terminal Marítimo de Passageiros do cais para o Valongo. Além de obras de dragagens, de aprofundamento do canal de acesso e de aprofundamento dos berços. A previsão é que essa segunda etapa seja finalizada em até três anos.
A concessão do canal de acesso, em modelo Parceria Público Privada (PPP), com dragagem de aprofundamento para 17 metros, também está no plano para os próximos quatro anos. “Essa expansão possibilitará o atracamento de navios de maior capacidade no Porto, o que é vantajoso para a competitividade portuária”, avaliou Pomini.
Em relação ao acesso portuário, está prevista a construção de viadutos na Avenida Perimetral da Margem Direita, no bairro da Alemoa, e na Margem Esquerda, em Guarujá.
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Segundo Pomini, o gargalo logístico na Margem Direita, no bairro da Alemoa, se dá pela existência de uma única pista para o escoamento de produtos do interior do Brasil para o Porto de Santos e vice-versa.
“Quando a pista foi projetada, há 80 anos, o movimento no Porto era de quatro milhões de toneladas. Com a mesma pista, nós movimentamos 174 milhões de toneladas em 2023”, acentuou Pomini.
Os mais de R$ 22 bi previstos para o Porto de Santos
O plano estratégico do Porto de Santos prevê R$ 12,6 bilhões em investimento públicos e PPPs e R$ 8,68 bilhões em investimentos privados entre 2024 e 2028.
Para o vice-presidente do Coinfra e diretor titular do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Fiesp, Julio Ramundo, o debate é muito importante para a indústria de São Paulo. “Esse diálogo transparente e franco em benefício da melhoria da logística do Porto de Santos é essencial”, disse.
Segundo a agência de notícias da Fiesp, o túnel Santos-Guarujá é o principal empreendimento e a maior obra prevista no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A implantação do túnel, o primeiro imerso da América Latina, deve ter investimentos de R$ 6 bilhões e contará com aportes de 50% do governo federal e 50% do governo de São Paulo. A obra terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros.
O empreendimento servirá a pedestres, ciclistas, caminhões com cargas não inflamáveis e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Serão atendidas mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, além de mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam o litoral de São Paulo.