8 de maio de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: obras

|

Categorias: Obras

São Caetano recebe subestação como parte das obras de Interligação Elétrica Riacho Grande

A cidade do ABC Paulista terá uma nova subestação de energia, que deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas e será a primeira subestação da ISA Cteep na região a contar com a solução GIS, ideal para centros urbanos, onde há restrições de espaço e ruído. A obra faz parte de um empreendimento maior, que é a Interligação Elétrica Riacho Grande, arrematado pela transmissora no primeiro leilão de transmissão de 2020. A companhia é responsável por operar uma rede por onde trafegam cerca de 95% de toda a energia elétrica transmitida no estado de São Paulo e em torno de 30% no país.

Com 11,8 mil m² previstos de área construída, a nova Subestação São Caetano do Sul, deve promover o aumento da confiabilidade no fornecimento e da capacidade de atendimento à carga, permitindo o crescimento da cidade e da indústria local com uma energia ainda mais robusta. 

A instalação será a primeira subestação da companhia na região a contar com a solução GIS (Gas-Insulated Switchgear ou Aparelhagem Isolada a Gás, na tradução), ideal para centros urbanos, onde há restrições de espaço e ruído, chegando a ocupar uma área 75% menor que as subestações convencionais. 

Segundo a prefeitura de São Caetanos do Sul, a obra é um investimento estruturante para a transmissão de energia à toda a Região Metropolitana, que forma um anel de segurança e confiabilidade para que possamos disponibilizar o fornecimento de energia elétrica para a população e para os futuros investimentos na região. 

Escopo do Projeto Riacho Grande

O empreendimento engloba duas linhas de transmissão subterrâneas de alta tensão de 345 kV, que somam 44,6 km, uma linha de transmissão aérea de 345 kV, com 9 km, a ampliação de duas subestações (Miguel Reale e Sul) e a construção uma nova compacta e abrigada com capacidade de transformação de 800 MVA de potência (São Caetano do Sul), ideal para centros urbanos. Arrematado no Leilão de Transmissão nº 01/20 (Lote 7), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto tem previsão de ser entregue até março de 2026.