19 de outubro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Equipamentos

Informação também é poder na linha amarela 

Por Nelson Valêncio e Rodrigo Conceição Santos

Os fabricantes de equipamentos da linha amarela sabem que os “sinais vitais” de máquinas estão na ordem do dia. A tomada de decisão baseada em dados permite reduzir os custos de insumos e aumentar a vida útil das máquinas. Essa é a avaliação de sete players do setor ouvidos para essa edição da revista Apelmat. A oferta inclui desde sistemas consolidados até o lançamento – no mercado brasileiro – do FleetForce, da New Holland, e a criação do Uptime Center, pela Sotreq. 

Entre os sistemas tradicionais, a Komatsu tem avançado com sua conhecida plataforma Komtrax, com foco em ações de otimização da frota, que acabam se refletindo em redução de custos. A XCMG também disponibiliza o monitoramento completo, com rastreamento e telemetria para todas as máquinas, o que tem sido uma tendência entre os fabricantes. 

Também tradicional e com a experiência de mais de uma década, a Volvo permite o monitoramento usando redes satelitais ou a telefonia móvel de quarta e quinta geração. A novidade, porém, é a criação do Uptime Center, do seu dealer Tracbel. O centro de monitoramento de máquinas em tempo real se diferencia por agregar inteligência na gestão dos dados. 

Telemetria avança na linha amarela

Na avaliação do distribuidor isso permite um salto para além da assistência técnica e assegura que os clientes possam saber, inclusive, se está na hora de uma manutenção maior ou mesmo da troca do equipamento por um maior ou mais eficiente. 

A New Holland, que lançou o sistema de telemetria FleetForce, amplia a oferta, com o monitoramento dos equipamentos conectados, de forma que o cliente possa entender e gerenciar as operações da frota. Entre as vantagens do sistema está a organização de dados, alertas e informações das máquinas em tempo real. Também é possível criar relatórios para consolidar as informações, receber alertas proativos de manutenção e outras informações chave para o gerenciamento das máquinas.

Clique na imagem e leia a matéria completa sobre a Demolição Mecanizada na revista ApelmatRevista Apelmat ouviu mais de oito marcas e dealers e produziu uma reportagem especial sobre escavadeiras e tecnologias na linha amarela. Confira a matéria completa gratuitamente na edição 177, a partir da página 28.