Webinar destaca conectividade para reduzir custos em equipamentos
O uso de novas tecnologias para monitorar equipamentos a distância foi um dos destaques do webinar que a Sobratema promoveu no último 21 de setembro em seu canal do Youtube. O evento focou no uso da conectividade como viabilizador de iniciativas como sistemas de diagnóstico e detecção de falhas, entre outros.
A ideia dos organizadores foi mostrar como novas tecnologias ligadas à conectividade têm contribuído para agregar valor ao mercado de máquinas, ao reduzir custos e aumentar a disponibilidade e a segurança dos equipamentos.
Intitulado O avanço da conectividade nos equipamentos, o seminário teve as apresentações de Francisco Neto, gerente de engenharia, desenvolvimento e pós-venda da Sitech, Rodrigo Rotondo, CEO da Manusis4, e Vinícius Callegari, cofundador da GaussFleet. A abertura ficará a cargo de Afonso Mamede, presidente da Sobratema.
“A conectividade permitiu uma interação em tempo real entre a máquina e seu usuário, otimizando recursos e custos, e ampliando as possibilidades para a gestão da operação e manutenção, identificação de falhas, gestão de contratos de locação e de produtividade, logística, entre outros”, disse Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).
Ele destacou que o crescimento da conectividade acontece com a maior cobertura das operadoras e pela presença de vários dispositivos nos equipamentos. As novas tecnologias também têm sido puxadas pela presença maior de desenvolvedores de softwares e de soluções para atender as demandas do setor de equipamentos.
Entretanto, essa evolução foi gradual. Auler Neto lembrou que a eletrônica embarcada entrou no mundo dos equipamentos no final na década de 1980, e os sistemas atendiam somente os fabricantes e dealers como ferramenta para consolidar o histórico de operação dos equipamentos, a fim de avaliar com mais propriedade os pleitos de garantia, de coletar dados operacionais para promover o desenvolvimento do produto.
O webinar foi direcionado para os profissionais das áreas de equipamentos, construção, rental, infraestrutura e mineração, e fornecedores de soluções de tecnologia, startups e construtechs.