Ubers” da construção pesada” crescem nos EUA e Europa
Um grupo de empresas dos Estados Unidos e da Europa está criando uma espécie de “uber da construção pesada”, ao propor a locação de equipamentos no modelo dos aplicativos de viagens curtas nas cidades. A proposta é tornar o aluguel de uma escavadeira tão simples como qualquer pedido de produto de outras áreas.
Esse novo mercado foi detalhado em reportagem da revista International Construction e mostra exemplos como o da Kiloutou, empresa de locação tradicional que também vai operar usando um aplicativo para compartilhamento de demanda e oferta de serviços de aluguel de máquinas pesadas.
O modelo de negócio funciona da seguinte maneira: em vez de fornecer um serviço direto aos clientes, as empresas criam um local de encontro on-line onde os clientes podem alugar ou emprestar produtos uns dos outros.
O pagamento é feito online e o equipamento é fotografado antes e depois da partilha, para que qualquer dano seja anotado. No caso da Kiloutou, a operação é baseada no aplicativo chamado YOUSE, desenvolvido internamente junto com a Sharemat, empresa especialista francesa em gestão de frotas e telemática.
O plano é que os empreiteiros principais possam utilizar a aplicação e registar qualquer equipamento pesado – sejam máquinas alugadas por meio da Kiloutou ou propriedade direta do empreiteiro – que gostariam de partilhar com os seus subempreiteiros que trabalham no mesmo estaleiro de construção.
Os subcontratados que trabalham num local também podem descarregar a aplicação e registar-se e verificar a disponibilidade dos equipamentos e reservá-los através da plataforma “com a mesma facilidade com que reservaram uma sala de reuniões”.
Vários exemplos de “Uber da construção pesada”
Outro exemplo de empresa é a alemã Zeppelin Rental, cujos equipamentos são armazenados no local de trabalho ou próximo a ele e acessados digitalmente. Desde junho do ano passado, a companhia tem um aplicativo próprio Rental+ e vem consultando seus clientes que trabalham em grandes projetos de construção para avaliar quais equipamentos eles provavelmente precisarão alugar.
Com essas informações em mão, a Zeppelin Rental posiciona uma pequena frota dessas máquinas diretamente no canteiro de obras ou em uma área definida próxima. Os clientes podem pesquisar máquinas disponíveis em seus smartphones e reservá-las online. Depois que a máquina for alugada, o cliente poderá desbloqueá-la, usando o celular. Já a chave física fica em um cofre na máquina e o código é fornecido no aplicativo.
A Zeppelin iniciou um projeto piloto para o aplicativo no projeto Nordbahnhof, no Segundo Distrito de Viena, no início de 2022. Um segundo projeto piloto também está sendo realizado em um grande local na Baviera.
“Máquinas que levariam muito tempo para serem encomendadas agora estavam disponíveis em poucos minutos – sem nenhum custo de entrega”, diz Garsztka, empresa alemã na entrevista para a International Construction.