Locação de equipamentos para construção ganha fôlego global
Segundo estudo divulgado pelo ReportLinker, quem puxa o crescimento, entre 2018 e 2028, é o mercado de infraestrutura viária. O levantamento aponta que os equipamentos de construção pesada estão em alta demanda, inclusive na América do Sul, mas com bastante força em regiões como Ásia-Pacífico e Oriente Médio, onde estão sendo feitos grandes investimentos.
Os fatores que estão incrementando a locação incluem o custo maior dos equipamentos novos em relação à locação de máquinas. O avanço tecnológico é outra questão importante: equipamentos lançados recentemente incorporam funcionalidades diferenciadas como maior eletrônica embarcada, internet das coisas e câmeras com alcance de 360 graus, para citar algumas. Esses incrementos aumentam os custos dos equipamentos, que passam a ser alvo de locação.
Locação de equipamentos e ESG
O mesmo acontece com os recursos de sustentabilidade. A construção está sendo pressionada a reduzir sua pegada de carbono e o uso de máquinas ecoeficientes é uma das formas.
Leia também:00
– Extra Máquinas assume representação da XCMG em SP
Apesar dos benefícios, esse aumento de soluções técnicas que reduzem a emissão de gases de efeito estufa, entre outros, aumenta o custo das máquinas. A eletrificação também acrescenta outro fator de aumento de custo.
A tendência, segundo o estudo, é que essas tecnologias inovadoras e ambientalmente eficientes possam ser desfrutadas por empresas de construção de vários portes por meio da locação.